Com este post começo uma série de tutoriais que vão te ajudar a tirar mais proveito ainda dos meus ebooks e modelagens. Com simples adaptações e alterações dá para modificar totalmente o projeto, e criar algo unicamente seu.
Escolhi o molde do VESTIDO JULIA para começar, pois ele é quase uma tela em branco: tem corte simples e dá para fazer várias alterações com facilidade.
Uma das versões do vestido JULIA tem um recorte na cintura, formando uma saia separada do corpo e pequenos bolsos laterais. Usei estas partes do molde para criar 3 saias diferentes.
O recorte na cintura já me deu o molde da saia, então é só adaptar o cós, largura e bolsos.
Fiz tamanho 6 anos. É para servir em minha filha, que está na grade no tamanho 5 anos, mas fiz um tamanho maior pois queria mais volume no franzido da saia. Se você quiser mais volume também dá para aumentar até dois tamanhos (ajustando o comprimento somente).
ATENÇÃO: este será o modelo da saia BASE, as outras derivarão desta explicada aqui. Se você não tem o ebook com o tutorial e moldes do VESTIDO JULIA, ele está disponível na loja, aqui.
Os moldes para as partes da saia estão no ebook do Vestido Julia, nas páginas: 25, 26, 27, 31, 32, 33, 38 e 39.
Imprima e recorte (no papel) as seguintes partes dos moldes (no tamanho desejado):
– FRENTE SAIA – MOD. B
– COSTAS SAIA – MOD. B
– ACABAMENTO BOLSO – MOD. B
– FUNDO BOLSO – MOD. B
MODIFICAÇÃO DE MOLDE – ALTERAÇÕES NA MODELAGEM PARA A SAIA BASE
QUANTIDADE DE FRANZIDO/LARGURA
Escolhi um tamanho acima do da tabela (que ela usa) e mantive a largura da frente e costas.
COMPRIMENTO
Com a fita métrica, medindo a partir da cintura, vi que a saia estava um pouco comprida. Mas queria manter o diâmetro da barra, então optei por diminuir o comprimento dobrando o molde (veja ilustração, tirei 4 cm). Desta maneira você não perde muita roda da saia e consegue deixa-la mais curta.
Não se esqueça de transferir esta modificação das laterais para as partes do bolso também, senão eles não vão encaixar na saia.
BOLSO
Por causa do franzido na cintura o bolso pode ficar um pouco estreito. Aumentei 1,5 cm na parte superior da abertura (veja ilustração).
MOLDE DO CÓS
A dimensão do cós é a soma das cinturas da frente e das costas.
O molde da frente da saia tem o recorte do bolso, então para ter a cintura inteira você precisa encaixar o molde do bolso. Encaixe seguindo os piques, formando uma peça inteira, e cole com fita adesiva.
Meça as cinturas frente e costas (são praticamente iguais, pode somar e dividir por dois). Fiz em duas partes, uma para frente e outra para costas. Usei elástico com 3 cm de largura, assim meu cós ficou com 8,5 cm de largura (2 x a larg. do elástico + 0,5 cm de folga + 2 cm de margens de costura total).
TAMANHO ELÁSTICO
O elástico que usei é bem firme e minha filha gosta de usar a saia mais baixa na cintura, então optei por deixar na medida da cintura dela + 2 cm de margens.
ABERTURAS LATERAIS NA BARRA
Fiz duas aberturas nas laterais da barra. Marque no molde 8 cm a partir da borda inferior.
CORTE NO TECIDO
Dá para usar praticamente qualquer tipo de tecido médio: tricoline, flanela, veludo, jeans. Eu indico tricoline, que além de ser fácil de se costurar têm muitas opções de estampas fofas.
Corte as partes no tecido, seguindo o esquema abaixo.
Esta saia da amostra foi feita em tricoline estampada, no tamanho 6 anos e consumiu cerca de 45 cm de tecido (com largura 1,40m).
Corte seguindo o esquema abaixo:
SAIA FRENTE – 1 X na dobra do tecido, formando uma peça inteira
SAIA COSTAS – 1 X na dobra do tecido, formando uma peça inteira
CÓS – 2 x no tecido
FUNDO BOLSO – 2 x no tecido
ACABAMENTO BOLSO – 2 x no tecido ou 2 x no forro
COSTURANDO A SAIA – PARTE 1 – BOLSOS
A montagem da saia segue praticamente igual à explicada no ebook do vestido, sendo o cós a única parte diferente. Se você já tem o molde do vestido é só seguir até a união frente e costas. Coloquei alguns detalhes a mais para mostrar como pequenas modificações podem mudar a cara de uma peça.
O uso do vivo na abertura dos bolsos é opcional. Eu gosto muito e uso sempre que posso. Pode ser comprado pronto ou feito em casa com tecido e cordão próprio (veja neste post dicas de como fazer seu vivo em casa). Se não for usar o vivo, é só omitir o passo 1. Siga os passos abaixo para os dois bolsos.
1. Coloque a frente da saia com o lado direito do tecido para cima. Aplique o vivo nas aberturas dos bolsos, conforme a ilustração. A parte do vivo sem cordão fica voltada para fora, alinhada com a borda da abertura. Costure bem rente ao cordão.
2. Sobre ele, posicione o acabamento do bolso, com o direito voltado para baixo (direito da saia com direito do acabamento do bolso. Faça uma costura unindo as partes e passando sobre a costura feita anteriormente, o mais rente possível do cordão.
Obs.: use na máquina o pé calcador para colocação de zíper, assim vai conseguir costurar bem próximo ao cordão.
3. Faça piques na margem de costura e vire o acabamento do bolso para o avesso.
4. Pelo direito, pesponte rente à margem da curva do bolso.
5. Pelo avesso da frente da saia, posicione o fundo do bolso sobre o acabamento que acabou de ser costurado (lados direitos das partes dos bolsos ficam juntos).
6. Alinhe as bordas e prenda as margens juntas, sem prender a saia (somente os bolsos).
7. Puxe a parte da saia para cima e deixe expostas somente as margens do bolso.
8. Costure as laterais dos bolsos e faça o acabamento das bordas com pontos zigzag.
9. Encaixe novamente os bolsos em sua posição correta.
10. Pelo lado direito, costure a parte superior e lateral dos bolsos na saia para mantê-los na posição.
COSTURANDO A SAIA – PARTE 2 – UNIÃO FRENTE E COSTAS
1. Com os lados direitos do tecido juntos, coloque a frente sobre as costas da saia, alinhando as laterais.
2. Costure unindo frente e costas pelas laterais (margem normal de 1 cm) até a marca de abertura (fica a 8 cm da borda inferior). Se não quiser a abertura lateral, costure até o final da lateral.
3. Dê um pique na margem, na altura da marcação da abertura, até bem próximo da costura. Faça o acabamento das bordas (zigzag) somente na parte superior, deixando a parte da abertura.
4. Passe com o ferro as margens da abertura, uma para cada lado.
5. Na abertura, dobre as margens para dentro, conforme a ilustração.
6. Pesponte/costure prendendo as margens.
COSTURANDO A SAIA – PARTE 3 – CÓS
1. Unir as duas partes do cós, pelas bordas menores (lados direitos do tecido juntos).
2. Passar com o ferro as margens abertas, uma para cada lado.
3. Pelo lado direito da saia, posicionar o cós na cintura (direito do cós para baixo, junto com direito da saia), alinhando as costuras laterais.
4. Unir o cós à saia (margem de 1 cm), por toda a volta.
5. Tombar o cós para cima e passar com o ferro para marcar. Marque também uma margem de 1 cm na outra borda, dobrando para dentro (na direção do avesso).
6. Dobre o cós ao meio, para o avesso, e sobreponha a costura feita anteriormente (em alguns milímetros somente). Prenda por toda a volta com alfinetes.
Costure pelo direito, bem sobre a linha da primeira costura do cós. Esta costura vai pegar a outra margem (que foi sobreposta) e deixar um acabamento bem limpo pelo lado direito. Deixe uma pequena abertura nas costas da saia para a passagem do elástico.
Passe o elástico pela abertura e una as pontas à mão ou à máquina, uma sobre a outra. Distribua o elástico pela cintura, deixando um pouco mais de franzido nas costas. Feche a abertura deixada no cós e costure as laterais do elástico na peça para manter a posição e evitar torções.
COSTURANDO A SAIA – PARTE 4 – BARRA
Dobre 1 cm para o avesso, marque com o ferro de passar. Dobre mais 1 cm e costure a barra rente à dobra.
Saia prontinha!
Que linda, adorei! Já estou ansiosa por novas modificações 🙂
Como faço para imprimir esta modificação, ja comprei o molde a tempos atras, preciso comprar a modificação?
Bjos
Oi Eva, tudo bem? A modificação é feita diretamente nos moldes do vestido, não precisa baixar nem comprar nada extra. Você imprime o molde (este molde que você já tem mesmo) e segue as explicações do post para fazer as adaptações. Se tiver alguma dificuldade com a modelagem me manda um email que eu te ajudo. Beijos!