Mais uma sugestão de saia baseada na modificação dos moldes do vestido JULIA. Nesta versão optei por um modelo mais curto e mais justo ao corpo, com dois bolsos traseiros aplicados. Fiz em veludo e adorei o resultado, ficou linda para ser usada com meia calça agora no inverno.
Obs.: Este post faz parte de uma série de 3 tutoriais ensinando a modificar a modelagem do VESTIDO JULIA (ebook com molde e tutorial de costura aqui) para transformá-lo em uma saia.
Se você ainda não viu a primeira versão, vale a pena dar uma olhada antes neste post em que eu explico as adaptações que fiz no molde do vestido para transformá-lo em uma saia base.
ALTERAÇÕES NO MOLDE DA SAIA BASE
Você encontra o ebook com o molde e tutorial de costura do VESTIDO JULIA na loja de modelagem.
As alterações abaixo foram feitas sobre o MOLDE BASE DA SAIA, explicado no primeiro post desta série.
Para diminuir um pouco a largura da saia, retirei 1 cm no centro frente e centro costas (veja ilustração). No cós retirei 2 cm para acompanhar esta diminuição.
No comprimento, subi 2,5 cm, direto da linha da barra. Como ela já estava mais curtinha, não deixei a abertura latera na barra (as laterais são fechadas até o final).
O molde do bolso traseiro é muito simples: um quadrado de 12 x 12 cm com os cantos inferiores arredondados (já com as margens para costura de 1 cm).
CORTE NO TECIDO
Esta foi costurada em um veludo de espessura média, com um pouco de elastano na composição. Por causa da elasticidade, mudei a direção de corte do cós nesta versão, para aproveitar a maleabilidade do fio.
Como o tecido é um pouco mais grosso fiz o acabamento e forro dos bolsos em tricoline.
O consumo de tecido foi praticamente igual ao da saia base (45 cm), e para o forro eu usei retalhos, já que a quantidade é mínima.
Nesta versão você pode usar tecidos médios e grossos, como jeans, tricoline, veludo, sarja.
Corte seguindo o esquema abaixo:
SAIA FRENTE – 1 X na dobra do tecido, formando uma peça inteira
SAIA COSTAS – 1 X na dobra do tecido, formando uma peça inteira
CÓS – 2 x no tecido
FUNDO BOLSO – 2 x no tecido
BOLSO COSTAS – 2 X tecido
ACABAMENTO BOLSO –2 x no forro
BOLSO COSTAS – 2 X no forro
COSTURANDO A SAIA
A montagem segue igual à da saia base, explicada no post anterior da SAIA BASE. As únicas diferenças são:
BOLSOS TRASEIROS
Eles devem ser aplicados na parte das costas antes de uni-la com a frente.
1. No corte do bolso traseiro em tecido externo, pelo lado direito do tecido, aplique o vivo nas aberturas superiores dos bolsos, conforme a ilustração. A parte do vivo sem cordão fica voltada para fora, alinhada com a borda da abertura. Costure bem rente ao cordão.
Obs.: nas partes com o vivo, use na máquina o pé calcador para colocação de zíper, assim vai conseguir costurar bem próximo ao cordão.
2. Sobre ele, posicione o forro do bolso traseiro, com o direito voltado para baixo (lados direitos das partes dos bolsos juntos). Prenda com alfinetes.
3. Faça uma costura unindo as partes e passando sobre a costura feita anteriormente, o mais rente possível do cordão.
Costure as duas laterais, uma de cada vez, deixando uma abertura de cerca de 3 cm no fundo do bolso.
4. Corte o excesso da margem de costura pela metade.
5. Revire o bolso para o lado direito e passe bem com o ferro para acertar seu formato e as curvas (coloque a margem da costura da abertura para dentro).
6. Pelo direito, pesponte rente à margem da curva do bolso (opcional).
7. Aplique o bolso na parte das costas da peça. Marque a posição centralizando os bolsos (na ilustração tem uma sugestão de distância do centro e do cós, para o tamanho de 6 anos). Prenda primeiro com alfinetes ou alinhave, e depois costure/pesponte, unindo o bolso à saia.
Siga a montagem da saia conforme explicado aqui, no tutorial da saia base.
Mais uma saia pronta!
Karina, ela pode ser feita tb em viscose?
Como vc disse que ela é um pouco justinha, estou na dúvida.
Oi Daniele! Como ela é mais justinha acho que não vai ficar muito legal. Você viu que eu fiz também outra versão com um tecido mais fluido (Saia Franzida, em tecido laranja). Eu usaria a modelagem da franzida e colocaria os bolsos da mais justa. Beijos!