Neste tutorial explico como alterar a modelagem da BLUSA CAROL, transformando-a em um vestido ombro a ombro (ciganinha). A BLUSA CAROL é uma bata muito simples e rápida de se costurar, e quem já tem este molde poderá aproveitar ainda mais criando vestidinhos lindos.
Se você ainda não tem esta modelagem compre agora na LOJA DE MOLDES com desconto de 15% (*promo válida até 10 de fevereiro de 2018).
A BLUSA CAROL foi desenhada como uma bata soltinha e poucos detalhes/recortes (o molde tem só duas partes!). Assim, fica bem fácil fazer alterações: comprimento, largura e um pouco de cintura já o transformam em um vestido.
Vale citar que este tutorial foi inspirado por inúmeras fotos que recebi de vestidos lindos feitos com adaptações deste molde 🙂
BLUSA CAROL – ebook com molde e tutorial disponível na LOJA DE MOLDES DE COSTURA
** ebook com desconto de 15% – corre e aproveita! **
(desconto válido até 10 de fevereiro de 2018)
OS VESTIDOS
Costurei dois modelos de vestido, um em renda com forro e outro em viscose com um barrado franzido.
As adaptações na modelagem sugeridas abaixo são para o tamanho 6 anos (para outros tamanhos modificar proporcionalmente).
ALTERAÇÕES DE MODELAGEM PARA O VESTIDO COM BARRADO FRANZIDO
CORPO
1. No molde do corpo, desci 1 cm no comprimento pelo centro, tracei uma perpendicular auxiliar, e prolonguei a linha lateral até encontrar esta reta auxiliar.
2. Deste ponto, aumentei 2 cm na lateral e subi 3 cm.
3. Para uma definição maior da cintura, entrei 1 cm na lateral (a cerca de 10 cm abaixo do ponto da cava). Retracei a linha lateral formando uma leve curva, conforme a ilustração.
BARRADO FRANZIDO
1. Meça a sua nova barra espelhada (já que o molde é da metade da frente/costas).
2. Fiz com cerca de 20 cm de altura e de largura multipliquei a medida anterior por 2. Se quiser menos franzido multiplique por 1,5. Corte duas vezes.
MANGA
1. No ombro, aumentei 1 cm na largura e desci 7 cm para aumentar o comprimento. Se a criança tiver ombros largos, ou se quiser um efeito mais franzido, aumente mais na largura).
2. Abaixo da cava, aumentei 1 cm.
Como aumentamos cerca de 4 cm de largura total no decote, não se esqueça de aumentar também o comprimento do viés de acabamento.
CORTE NO TECIDO
O corte segue o mesmo esquema da blusa, apenas aumentando a quantidade de tecido.
COSTURA DO VESTIDO
A montagem do vestido também é igual à da blusa. No ebook você tem o tutorial completinho, vou resumir aqui os principais passos. Lembrando: margens de costura de 1 cm.
1. Unir as mangas ao corpo. Frente e costas, tanto do corpo quanto das mangas, são iguais.
2. Com o direito dos tecidos juntos, posicione a manga sobre o corpo pela cava. Alinhe extremidades e o pique. Prenda com alfinetes. Faça uma costura unindo as duas partes. Corte a sobra pela metade e faça o acabamento da borda com pontos zigzag. Passe a sobra da costura com o ferro, na direção do corpo da blusa.
3. Faça o mesmo para o outro lado da manga. Na segunda manga, deixe uma das faces aberta (sem unir com o corpo).
4. Dobre o viés de acabamento ao meio, pelas bordas maiores, deixando o direito do tecido para fora. Passe com o ferro para marcar.
5. Pelo direito da blusa, aplique o viés no decote – bordas abertas do viés alinhadas com o decote. Deixe uma pequena sobra (1,5 cm) de viés no início e no final. Prenda com alfinetes por toda a volta, acompanhando bem a curva. Costure unindo viés e blusa.
6. Corte a sobra da margem, na parte do viés, rente à costura anterior.
7. Dobre o viés na direção do decote e deixe a margem da costura na direção do corpo. Passe com o ferro.
8. Alinhe corpo e manga (direitos dos tecidos juntos).
9. Una corpo e manga (como feito no início do tutorial). Faça a costura até a linha de costura do viés (veja ilustração). O viés fica aberto para formar o canal por onde passaremos o elástico. Corte a sobra do viés.
10. Abra a costura e passe com o ferro para marcar, uma para cada lado.
11. Dobre o viés na direção da blusa e marque com o ferro. Prenda com alfinetes por toda a volta do decote.
12. Costure prendendo o acabamento em viés ao decote da blusa, bem rente à margem.
13. Junte as margens de costura do corpo e da manga e faça o acabamento em zigzag até onde for possível.
14. Junte frente e costas da blusa, com os lados direitos dos tecidos para dentro. Alinhe bem as extremidades e cavas das mangas. Prenda com alfinetes. Faça uma costura unindo frente e costas, passando pela manga e pela lateral da peça.
15. Corte a sobra da costura pela metade e faça um acabamento em zigzag nas duas laterais.
16. Una as duas faixas do barrado franzido, pelas bordas menores (direito do tecido para dentro). Corte as margens pela metade e faça o acabamento com pontos zigzag.
Faça o franzido em uma das bordas maiores da faixa, por toda a volta.
Dica: para um franzido bonito e uniforme, marque com um giz a linha da margem da costura. Com pontos largos e baixa tensão de linha, faça duas costuras, uma um pouco acima da margem e outra um pouco abaixo. Segure as linhas da parte de baixo e vá franzindo o tecido devagar, até que fique no tamanho desejado. Depois de pronta a peça você retira estas duas costuras auxiliares do franzido.
17. Com o corpo do vestido do lado direito do tecido e o barrado do lado avesso, encaixe o barrado no vestido. Os direitos dos tecidos ficam juntos e a parte franzida do barrado fica alinhada com a borda inferior do vestido. Deixe as costuras laterais alinhadas também.
18. Prenda com alfinetes e acerte o franzido para o barrado ficar no mesmo tamanho do vestido. Costure unindo as duas partes (margem de 1 cm). Corte. excesso e faça o acabamento zigzag.
BARRAS
Como fiz o vestido em viscose, usei o mesmo tipo de barra que indiquei no ebook, a barra lenço.
Faça as barras nas mangas e na borda inferior do barrado franzido.
19. Dobre para o avesso uma margem pequena de 0,5 cm, passando com o ferro para marcar bem.
20. Faça uma costura rende à dobra (cerca de 3 mm).
21. Corte a sobra da margem bem rente à costura. Faça com cuidado para não cortar o vestido.
22. Dobre novamente para o avesso, bem rente à costura. Marque bem com o ferro.
23. Costure prendendo a barrinha (sobre a costura anterior).
ELÁSTICO
24. Insira o elástico no decote pela abertura deixada anteriormente (elástico com 7 mm de largura) e ajuste o comprimento de acordo com o efeito desejado. Una as pontas do elástico e feche a abertura com pontos à mão.
Este aviamento (fita de franjas) que usei nas barras eu apliquei depois, pelo avesso. Achei que combinou muito com a estampa do vestido, não?
Resultado final super aprovado pela pequena!
ALTERAÇÕES PARA O VESTIDO DE RENDA
O vestido de renda foi feito praticamente da mesma forma que o anterior. Na modelagem siga o esquema abaixo para o corpo (a manga é a mesma do acima).
CORTE NO TECIDO
Este foi feito com renda guipir. Corte com cuidado, e um pouco maior nos comprimentos, para ajustar depois e cortar em torno dos motivos com mais cuidado. Não fiz barras na parte da renda.
Optei por deixar a manga vazada e forrar somente o corpo. Usei uma cambraia leve.
COSTURA
Fiz primeiro a barra nas duas partes do forro, e depois uni forro + renda, e segui com a construção normal do vestido. O viés eu virei para o lado de dentro do vestido e prendi com pontos à mão. Fiz o acabamento interno do vestido com viés do próprio forro.
Agora dá para aproveitar muito mais a modelagem da BLUSA CAROL. Se você ainda não tem este molde aproveite que ele está em promoção lá na loja – 15% de desconto!
(desconto válido até 10 de fevereiro de 2018)
PS: Já conhece a nova seção do blog com tutoriais de modificação de moldes e modelagens? Tem outros 3 posts explicando como adaptar o VESTIDO JULIA para criar saias super legais. Este é o quarto post da série. Me diz nos comentários (ou email) qual molde você gostaria de ver adaptado/alterado por aqui!
Eu baixei o molde da calça leg amei. Fiz para minha neta.
Comprei os moldes de pijama já tem alguns anos e estou sempre fazendo para os netos
Olá tudo bom?
Eu ganhei de presente da minha filha dois moldes o da Camila e da Laura, já fiz o teste e gostei. Estou querendo investir já que eu faço bonecas de pano e produtos para o mercado infantil e vi a possibilidade de agregar as roupinhas. Uma ideias bem legais na cabeça. Se Deus permitir vai dar certo com certeza.
Me cadastrei já, tanto eu como a minha filha chamamos Ellen.
Obrigada, beijo
Oi Ellen, tudo bem? Que bom que gostou do molde, obrigada! Muito boa sorte em seu novo projeto. Beijos!
Boa tarde! Qual o valor do molde do vestidinho?
Oi Ana Maria, este vestido foi feito a partir do molde da blusa Carol, que está disponível na loja de modelagens (loja.costurinha.com.br). Lá você encontra mais detalhes sobre este produto.
Boa noite, estou apaixonada pelos seus vestidinhos e feliz por ter moldes. Os moldes são em tamanho real ?
Oi Vanda, minha resposta à sua pergunta não foi publicada 🙁
SIm, os moldes são todos em tamanho real, e já divididos em folhas A4, prontos para imprimir em casa mesmo.
Adorei os moldes.ficou lindo depois de pronto.muiti obrigada.
Oba!
Um molde lindo ficando mais lindo ainda!
Obrigada!