Stencil – como estampar uma camiseta usando vinil adesivo

stencil estamparia em tecido com vinil adesivo

Esta técnica já é bem conhecida, e já apareceu em muitos blogs por aí, mas achei legal revisitar este tema, que é muito rico. Ainda mais hoje, com as facilidades de se ter um plotter de corte caseiro como a Silhouette.
Sempre vejo tutoriais ensinado o stencil com acetato ou outros materiais mais duros. Se você vai fazer muitas peças realmente é mais prático e durável, mas para fazer somente uma impressão tem outro jeitinho bem mais fácil: o vinil adesivo (ou Contact), que você encontra em papelarias. Funciona bem para desenhos simples e sem muitos detalhes, e rapidinho você estampa uma camiseta.
Se você tiver em mãos uma Silhouette fica mais fácil ainda, já que qualquer modelo dela, mesmo os mais antigos, cortam super bem o adesivo.

COMO FAZER
O primeiro passo é escolher o desenho, uma busca no google já resolve isso. Procure por desenhos do tipo silhueta, como os usados aqui, para começar.
Uma vez encontrado o desenho perfeito, é só salvar a imagem e abrir no software da Silhouette (Silhouette Studio). Lá você abre a janela RASTREAR e seleciona o seu desenho. Assim você cria um vetor com o contorno de seu desenho.

Stencil - estampando tecidos com vinil adesivo recortado na Silhouette

Feito isto, é só acertar o tamanho desejado e cortar no vinil adesivo (Contact).
Se você não tem uma máquina de corte, dá para fazer à mão mesmo. Compre o vinil transparente (mais fácil de se trabalhar), copie seu desenho sobre ele com uma caneta e recorte com um estilete bem afiado. O vinil é macio e bem mais fácil de cortar que o acetato.
Retire a parte vazada do desenho, isto é, a parte que será preenchida com tinta no tecido.

Passo a passo de como criar estampas em tecido com stencil

Marque a posição da estampa, retire a película de proteção e cole o adesivo no tecido.
Coloque um papelão grosso embaixo da área a ser pintada, pois a tinta vaza para o outro lado.

Passo a passo de estamparia em tecido com stencil

Aqui eu fiz a impressão da estampa no corte da frente da camiseta, antes de costurar a peça, mas dá para fazer na peça pronta. Se lembre de colocar o papelão entre as camadas de tecido para a tinta não manchar a parte de baixo.

Como estampar uma camiseta com stencil feito em vinil adesivo Contact

Aqui usei a tinta de tecido comum, mas pode ser também tinta para silk screen. Coloque a tinta num prato e dilua em um pouco de água (bem pouco, algumas gotas somente), para ficar mais fácil de trabalhar.
Para pintar o ideal é usar um pedaço de esponja. Como não tinha nenhuma esponja à mão, fiz uma trouxinha com retalhos de malha e me serviu bem.
Vá molhando na tinta e pinte com leves batidas, para a tinta ir impregnando aos poucos na trama do tecido. Se precisar retire o excesso de tinta da esponja na beirada do prato antes de bater no tecido. O ideal é ir fazendo aos poucos, até cobrir toda a área vazada do adesivo.

como fazer stecil em camiseta

Espere secar um pouco (não precisa secar totalmente) e retire o adesivo com cuidado. A secagem completa leva 24 horas, após isto a estampa está pronta!

Como estampar uma camiseta usando stencil

Camiseta estampada com stencil

Preparei uma pasta no Pinterest com um alguns tutoriais e referências bacanas sobre esta técnica, veja aqui.

 

Ah, se você quiser fazer a estampa e também costurar a camiseta, o molde dela (em conjunto com calça e bermuda) está disponível na loja de moldes:
Conjunto de Malha Bebê – 3 meses a 2 anos
Conjunto Malha Infantil – 3 anos a 10 anos

uma resposta para Stencil – como estampar uma camiseta usando vinil adesivo

deixe uma resposta

lá na lojinha!

  • conjunto em malha bebê - molde e tutorial de costura
  • conjunto em malha infantil - molde e tutorial de costura
  • blusa infantil - molde e tutorial de costura
  • vestido infantil - molde e tutorial de costura
Costurinha no Elo7

suas costuras

  • peças feitas com nossos moldes e tutoriais de costura

tutoriais

  • saia infantil com elástico costura fácil
  • calça legging molde grátis e passo a passo
  • como fazer um protetor de berço passo a passo de costura

como usar os moldes