Pequeno guia para costurar malha (na máquina comum)

Quem tem medo de costurar malha?
Eu tinha, e acreditava ser impossível sem as máquinas apropriadas. É claro que existem acabamentos que não conseguimos reproduzir em casa, e que com uma overlock você vai costurar tudo muito mais rápido e fácil, mas dá para fazer sim.
Estou preparando um molde e tutorial de calça legging para o blog e achei bacana fazer este mini guia como introdução.

dicas para costurar malha na máquina comum
A chave para costurar malha na máquina caseira é: testar, testar, testar. Cada tipo de malha vai se comportar de uma maneira diferente, então gaste um tempo antes de iniciar a costura da peça testando pontos e tensão da linha em retalhos de seu tecido.

PREPARANDO A MALHA

Antes de costurar, abra a malha sobre uma mesa e faça algumas “dobras/ondas”, deixando-a bem solta, e deixe descansar por pelo menos 12 horas. Isso vai soltar a tensão dos fios.
Algumas malhas encolhem mais, outras menos, mas basicamente: quanto maior a porcentagem de algodão na composição maior o risco de ela encolher após a lavagem. O problema de lavar a malha para o pré encolhimento é que após a lavagem ela fica mais difícil de se trabalhar (perde um pouco de estabilidade). Eu raramente lavo antes, mas na elaboração do molde levo em conta a possibilidade de pequeno encolhimento e deixo um pouco de folga.

ELASTICIDADE E % DE ALONGAMENTO

Os moldes desenvolvidos para tecidos com elasticidade virão com a seguinte anotação: para tecido com x% de alongamento. Você vai precisar calcular a elasticidade de seu tecido para ver se está de acordo com o que o molde pede.

Calcular a elasticidade da malha é bem simples:
1. No sentido da trama do tecido (perpendicular as ourelas) marque um trecho de 10 cm com alfinetes. Não marque muito na beirada do corte para evitar distorções.
2. Estique o tecido próximo à uma régua, mantendo uma das agulhas no ponto 0, e veja até onde vai a outra agulha. Esta será a porcentagem de alongamento (como iniciamos com 10 cm, para cada centímetro alongado teremos uma porcentagem de 10%).

dicas para costurar malha em máquina comumdicas para costurar malha em máquina comum

AGULHAS

A agulha na máquina deve ser do tipo “ponta bola”. Como o nome já diz, ela tem a ponta arredondada, que atravessa a trama da malha sem cortar as suas fibras.
Ela tem uma faixa dourada no topo, e normalmente ela já vem com a máquina de costura. Provavelmente você até já tenha ela aí e nem sabia que era diferente da agulha comum. Caso contrário é fácil de achar em armarinhos.

dicas para costurar malha agulha ponta bola

CORTE

No corte, atenção para o fio do tecido indicado no molde! Se o fio não ficar perfeitamente paralelo à ourela a peça ficará com as costuras desalinhadas (torcidas) no corpo. Reserve um tempo para alinhar muito bem o tecido e fazer um corte perfeito. Faz muita diferença, acredite.

dicas para costurar malha corte do tecido

COSTURA

O ponto reto que usamos para costurar tecido comum não vai funcionar com a malha, pois ele não “estica” junto com o tecido. Em peças que não cedem muito (uma camiseta larga ou uma peça em moletom) você talvez nem perceba, mas em uma gola mais justa ou uma legging, a costura provavelmente vai arrebentar quando sofrer alguma tensão.
As máquinas de costura mais novas vêm com vários pontos elásticos, mas se a sua for mais antiga e tiver só o zig zag comum tudo bem, vai funcionar.

Abaixo alguns dos pontos que tenho em minha máquina (Brother SQ 9000). Dê uma olhada na sua e experimente o que você tem disponível.
Qualquer que seja o ponto, faça testes em um retalho (dobrado ao meio) para ajustar a tensão da linha e o comprimento e largura do ponto, até que esteja bem uniforme e sem formar babados.

1. Zig zag comum
Faça um zig zag curto e estreito. Mudando da largura e comprimento do ponto dá para fizalizar uma peça inteira só com ele, até pregar elásticos.
dicas para costurar malha ponto zig zag

2. Ponto elástico
É quase uma mistura de ponto reto com zig zag.
dicas para costurar malha ponto elástico

3. Ponto elástico triplo
Este é o meu favorido. Olhando de longe ele é parecido com uma costura reta comum, mas na verdade ele faz pontos retos para frente e para trás, alternando, e deixando a costura bem reforçada.

dicas para costurar malha ponto elástico triplo

4. Zig zag de 3 pontos
Gosto de usar este tipo de zig zag para a colocação de elásticos.
dicas para costurar malha ponto zig zag 3
5. Chuleado/imitação de overlock
Imita o ponto da overlock, para costurar e dar acabamento.
Este ponto costuma formar “babados” da borda do tecido. Se isto acontecer vá alterando o tamanho do ponto e na tensão da linha até a costura estar uniforme. Você vai precisar ajustar a margem de costura também (cortar o excesso), para ficar do tamanho de seu ponto.
dicas para costurar malha ponto imitação overlock
6. Ponto elástico triplo com agulha dupla
Este é ótimo para imitar a costura da galoneira – aquela costura dupla que aparece nas barras de peças industrializadas.
dicas para costurar malha ponto elástico agulha dupla
Na hora da costura, NÃO estique a malha, apenas guie com a mão para a direção correta. A máquina deve puxar as camadas da malha de maneira uniforme.
Se a malha for escorregadia, pode acontecer de a camada de cima (do pé da máquina) não seguir a camada de baixo (dos dentes de transporte que movem o tecido), sobrando no final da costura. Alfinete ou alinhave a peça antes de iniciar a costura e vá verificando sempre se todas as camadas estão alinhadas.

Bata as costuras à ferro a medida em que for costurando. As vezes ela pode parecer enrugada, mas só com a pressão do ferro fica tudo lisinho. Apenas pressione o ferro para não deformar o tecido.
Cuidado com ferro quente em malha sintética – siga as instruções de cuidado de seu tecido.

Como acabamento, você pode somente cortar pela metade a sobra da costura para as malhas que não desfiam. Se desfiar, faça também uma costura zigzag na borda, como você faria no tecido plano comum.

Escolha uma malha fácil para começar: meia malha (tipo de camiseta), moletom fino, cotton – malhas estáveis e não muito escorregadias. Assim como no tecido plano, ninguém começa a costurar em uma seda fininha. Você evita frustrações e aborrecimentos desnecessários.

Tomou coragem?
No próximo post publicarei um projeto completo (com molde) para colocar em prática essa teoria toda. Até lá!

29 respostas para Pequeno guia para costurar malha (na máquina comum)

  1. Bom dia.
    Me surgiu uma dúvida,qdo vou fazer o molde para herança tiro os 10% em todas as medidas? Largura e comprimento? Deu branco kkkk.
    Obrigada

  2. Boa Tarde ,gostaria de saber se vc pode me dizer o modelo de uma maquina caseira pra conserto, vendo roupa de ginastica , compro pronta , ja falei com a loja mas elas nao fazem nada e pra nao perder as minha clientes quero fazer o reforço , pois algumas abrem a costura e outras ja veem ate sem elas , minha costureira disse que o ponto da overlock esta frouxo , nao entendo , queria comprar uma so pra fazer o reforço em casa , obrigada desde ja .

    • Oi Patricia, você vai precisar de uma ovelock, e como é somente para conserto acredito que uma doméstica mesmo dê conta. Eu tenho uma overlock doméstica da Singer que adoro. Beijos

  3. Oi, vc já usou aquele pé calcador para máquina doméstica que tem uma faquinha para fazer o ponto tipo overloque? Estou pensando em comprar um para costurar malha, mas todos os testes que encontro desses pezinhos é em tecido plano. Se fosse baratinho tudo bem, mas ele custa cerca de 100 reais. Obrigada!

    • Oi Kathia,
      Nunca usei este pé, não sei te dizer… Quando não quero usar a minha overlock (preguiça de passar as linhas, rs) eu faço o acabamento das bordas (quando necessário) com zigzag mesmo, e fica ótimo. Beijos

  4. Olá boa tarde…
    Gostaria que me orientasse que tipo de máquina doméstica posso adquirir para trabalhar em casa, mas que costure malhas(máquina não muito caro).
    Desde já agradeço, um abraço

  5. Olá.Boa tarde! adorei suas dicas.A única coisa que ainda me irrita é na tensão da linha. Tu tens alguma dica legal para que eu possa acertar na tensão?. Aguardo. Bjos.

  6. Tudo bem! Preciso saber onde comprar os tecidos com estampadas divertidas e diferentes p legging ( nylon c elastano ou poliester com spandex). Ak em Recife não tem. Valeu. Pra minha esposa.

  7. ola gostaria de dicas para aperfecoar minha costura e corte tem ficado torto e como
    estou aprendendo sozinha
    peco que envie via email por favor
    obrigada

  8. Oi! Boa noite,

    Vc tem alguma dica pra adaptar moldes feitos para tecidos de elastano, malhas com 100% de alongamento, para usá-lo em algodão?

    bjs e obrigada!

    • Oi Monique,
      Eu nunca tive problemas com este ponto, e uso em partes da peça que esticam bastante, como barras de legging. Costure em um retalho da malha que pretende usar e faça alguns testes. É sempre a melhor maneira de ter certeza!
      Beijos

      • Interessante. Andei reparando nas minhas roupas e eu tenho uma blusinha de malha comprada em loja que tem esse ponto triplo no viés da gola e das manga, não foi feita com galoneira e ficou um acabamento bem lindo. Eu tenho um aparelho que prende na máquina que serve para fazer bainha de lenço. Será que dá pra usá-lo pra fazer acabamentos na beira do tecido pra não desfiar, já que não tenho overloque?

  9. Oi karina meu maior problema é costurar manga e cava em roupa de malha…Como sigo o molde de roupa plana e faço o cauculo da redução de malha existe a etapa da uniao da cava/manga,sempre sobra tecido, no tecido plano sei q tem q franzir mas na malha como faço isso? tenho q franzir tambem ou diminuo os centimetros a mais da manga? grata

    • Oi Isabel, desculpe a demora na resposta!
      Eu não costumo adaptar molde de tecido plano para malha, normalmente eu faço a modelagem novamente na base de malha… Mas eu acredito que se a diferença de tamanho entre a cava e a manga não for muito grande eu diminuiria um pouquinho a altura da cabeça da manga. E na hora da costura voce pode também compensar a diferença jogando mais tecido da manga e menos da cava, para a própria máquina fazer um leve franzido.
      Abraços!

  10. Oá Boa noite.
    Estou tendo uma experiência horrível com viscolycra. É o tecido que eu mais gosto, mas não consigo costura-la na minha máquina (elgin superia). Os pontos simplesmente desfazem. O que fazer?

    • Oi Helena,
      A viscolycra é um tecido bem chato mesmo. Você já tentou usar diferentes regulagens de ponto e tensão e fazer testes? É assim que eu sempre inicio um trabalho com malha, muuuitos testes. Se os pontos estiverem pulando pode ser a agulha: a ponta bola é a ideal.
      Você também pode trocar a linha da bobina por fio de overlock e tentar costurar.
      Boa sorte! Se conseguir achar uma solução volta aqui pra contar pra gente!

      • Ola Karina então troquei o fio da bobina por overloque, uso agulha ponta bola e ainda assim não consigo costurar a bendita da viscolycra… Mas vou tentar ver as regulagens dos pontos e tentar a dica do outro comentário…. Obrigada pelas respontas

    • Boa noite.
      Duas dicas: 1 – tenta usar fio de overloque na bobina, pois tem mais elasticidade que a linha comum (eu uso na agulha também); 2 – cole fita durex na parte inferior do calcador, isso permite que o tecido deslize melhor OU (se sua máquina permitir – infelizmente poucas têm este recurso) diminua a tensão do pé calcador. Boa sorte

  11. Olá, boa noite!
    Gostei muito das suas dicas. Costurei um sling (carregador de bebês) e ele tem 4 camadas de malha. Consegui costurar com a agulha comum, mas ela cortou o tecido, fui refazer a costura com uma agulha ponta bola, mas agora a máquina nem faz o ponto…. o que poderia ser? Muito obrigada! =)

  12. Adorei o post. Parabéns, está super bem explicado e completinho! 🙂

    Logo após meu primeiro contato com a malha chego em casa e descubro que minha máquina não tem pontos flexíveis. Foi uma decepção. Mas vou seguir suas dicas e testar a agulha ponta bola e o zig zag comum.

    Me deseje sorte! 🙂

    • Oi Mel,
      Que bom que vc gostou, tomara que as dicas sejam úteis! É só ter paciência para ajustar a tensão e comprimento de ponto perfeitos para a malha que você vai usar.
      Boa sorte e boas costuras!

deixe uma resposta

lá na lojinha!

  • conjunto em malha bebê - molde e tutorial de costura
  • conjunto em malha infantil - molde e tutorial de costura
  • blusa infantil - molde e tutorial de costura
  • vestido infantil - molde e tutorial de costura
Costurinha no Elo7

suas costuras

  • peças feitas com nossos moldes e tutoriais de costura

tutoriais

  • saia infantil com elástico costura fácil
  • calça legging molde grátis e passo a passo
  • como fazer um protetor de berço passo a passo de costura

como usar os moldes