passo a passo com molde grátis de calça legging infantil
Aqui onde moro é calor quase o ano todo. Assim que chegou o inverno (ainda no ano passado) percebi que quase nenhuma calça da minha filha servia mais! Uma gaveta inteira de calças indo embora…
Que delícia, pois tinha uma pilha de malhas esperando um motivo para serem costuradas!
Algumas mais quentinhas, outras mais fininhas, agora temos muitas calças por aqui. Para o verão fiz mais algumas em malha mais leve e também mais curtas.
Agora deixo o molde aqui para quem quiser me acompanhar. A modelagem está no tamanhos 6 e 9 meses e 1, 2, 3, 4, 5 e 6 anos. Vamos lá que é bem fácil!

A peça é simples e dá para fazer na máquina de costura comum, desde que a sua máquina tenha ponto zig zag (ou outro ponto para costurar tecidos elásticos).

Se você nunca costurou malha dê uma olhada neste guia para costurar malha que fiz para complementar este tutorial.

O MOLDE

Clique aqui para fazer o download:

CALÇA LEGGING – MOLDES

O molde está em um arquivo PDF e você precisa do Adobe Reader (leitor de PDF gratuito, que você baixa em português diretamente no site da Adobe) instalado em seu computador para abrir e imprimir.
Não imprima direto do navegador de internet pois pode ocorrer problema de tamanho/escala. Salve o arquivo em seu computador e abra pelo Adobe Reader.
Para este arquivo são 8 folhas A4 (com todos os tamanhos – 6 meses a 6 anos).

ATENÇÃO:
– não aplique nenhuma escala na impressão – imprima com a opção “tamanho real”
– imprima a primeira folha para ter certeza de que está tudo certinho (tem um quadrado de teste de tamanho na primeira folha).

Veja este post com o passo a passo detalhado de como imprimir e montar corretamente seu molde.
As tabelas de tamanhos e quantidade de material já estão no molde. Recorte no tamanho desejado.

Você vai precisar de:

  • malha
  • linha comum de costura
  • agulha para costurar malha (ponta bola)
  • elástico de 1,5 cm de largura
  • materiais básicos de costura: alfinetes, giz para tecido, fita métrica
  • máquina de costura com ponto zig zag ou máquina overlock

(as quantidades estão indicadas no corpo do molde)

Use malha canelada, cotton, lycra grossa, viscolycra ou qualquer malha que tenha boa elasticidade, cerca de 70% de alongamento.
Deixe o tecido desdobrado sobre uma mesa por pelo menos 12 horas antes de cortá-lo (para soltar a tensão dos fios).
É importante usar uma agulha apropriada para a malha, que é a agulha de ponta bola. Ela tem uma faixa dourada no topo e normalmente já vem com a máquina de costura. Por ter a ponta arredondada ela atravessa a trama da malha e não corta suas fibras.

CORTE

Dobre o tecido deixando o lado direito para dentro. Siga o esquema de corte abaixo e mantenha o fio indicado no molde paralelo à ourela do tecido (o fio do tecido segue paralelo às ourelas, no sentido do comprimento do tecido). O molde já contém a margem para costura e barra (1,0 cm).
Após o corte você terá duas peças espelhadas: lado direito e esquerdo.

Calça Legging esquema de corte

MONTAGEM

Antes de inicar qualquer costura é importante testar o ponto da máquina em um pedaço do tecido que você vai usar.
Dobre o retalho ao meio e faça algumas linhas de costura em zig zag. Estique o tecido, verifique se os pontos continuam firmes, se não arrebentam ou deformam. Se em sua máquina também tem outras opções de pontos para malha teste-os também, e encontre o que mais te agrada (mais detalhes sobre os pontos aqui).

Unindo as duas pernas
1. Dobre uma das pernas ao meio, deixando o lado direito do tecido para dentro. Prenda com alfinetes.
2. Faça uma costura na lateral interna (entreperna) unindo as duas camadas de tecido, mantendo a margem de costura de 1,0 cm.
3. Faça o mesmo para a outra perna da calça.
4. Vire uma das pernas para o lado direito do tecido.

Calça legging infantil tutorial img 1

5. “Vista” uma perna dentro da outra (a que está do lado direito fica dentro da que está do lado avesso). Atenção para alinhar frente com frente e costas com costas das duas peças. Alinhe também a costura das entrepernas. Prenda com alfinetes.
6. Faça uma costura unindo as duas pernas, passando pelo gancho da calça (mesma margem de costura de 1,0 cm). Puxe a outra perna para o lado do avesso do tecido.

Tutorial e molde grátis calça legging infantil img 2

7. Corte o elástico na medida indicada (veja na tabela de tamanhos no molde) e una suas pontas, formando um elo (sem torcer). As pontas devem se sobrepor em 1,0 cm. Costure um pequeno quadrado para uni-las.
8. Divida o elástico em duas partes iguais e marque com lápis.
Posicione a emenda do elástico no centro das costas e prenda com alfinetes. A outra marcação vai no centro da frente, prenda com alfinetes.
9. Com um ponto zig zag largo e passando pela beirada do tecido, prenda o elástico na calça. Costure devagar e vá esticando o elástico – somente o elástico, não estique a malha – deixando-o do mesmo tamanho do trecho de malha a ser costurado. Quando chegar perto da próxima agulha, retire esta e continue a costura, sempre esticando o elástico.

Tutorial e molde grátis calça legging infantil img 3

10. Dobre o elástico para o avesso e prenda com alfinetes.
11. Costure (ponto reto elástico ou ponto zig zag pequeno) pelo lado direito da peça, perto do limite do elástico. Costure devagar e esticando levemente o elástico.

Tutorial e molde grátis calça legging infantil img 4

12. Dobre 1,0 cm da barra para o avesso. Prenda com alfinetes. Costure pelo lado direito da peça (ponto reto elástico ou ponto zig zag pequeno).

Tutorial e molde grátis calça legging infantil img 5

Tutorial e molde grátis calça legging infantil calça pronta

Para costurar com a overlock o processo é o mesmo, mas preste atenção à margem de costura, que no molde é maior que o pé da máquina. Você ainda vai precisar de uma máquina comum para fazer a vira do elástico e as barras.

Abaixo três peças, uma feita em máquina comum e as outras duas na overlock (a floral e a branca) e quase nenhuma diferença.

Tutorial e molde grátis calça legging infantil
Acho esta peça ótima para quem quer começar a se aventurar com as malhas. Ela também é uma opção legal para presentear bebês (com uma largura de tecido dá para fazer várias peças nos tamanhos menores).
Quem tiver dúvidas é só deixar aqui nos comentários. Vamos lá costurar calças e bermudas para nossos pequenos.

Tutorial e molde grátis calça legging infantil
Clique aqui para fazer o download:

CALÇA LEGGING – MOLDES