Molde de costura em PDF – como imprimir e montar

Se você já usou moldes em PDF para costurar (ou para qualquer outro trabalho manual) sabe bem da conveniência: ele está lá prontinho te esperando para resolver qualquer urgência criativa. Você vai lá, baixa o arquivo, imprime e já começa a costurar.
E é assim mesmo, bem simples.
Escrevi este guia detalhando todas as etapas para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir no meio do caminho. Aqui estão todos os passos necessários para você ter o molde prontinho na sua mão, e no tamanho correto!

molde de costura em PDF - como imprimir e montar

Todos os moldes que disponibilizo aqui são desenhados diretamente no computador e salvos em arquivos PDF.
Para abrir os arquivos você precisa ter em seu computador um leitor de PDF. Quase todos os computadores têm instalado. O mais popular é o Adobe Reader, que você pode baixar gratuitamente (e em português) aqui.
Como a maior parte dos moldes são maiores que uma folha A4, o desenho foi “dividido” e distribuído em partes para você poder imprimir em sua impressora caseira e montar depois. Nos moldes à venda você pode baixar também o arquivo com todas as partes do molde em uma folha só e mandar imprimir em uma gráfica.

O que você vai precisar:

  • impressora caseira comum
  • papel A4 (sulfite comum)
  • tesoura ou estilete
  • fita adesiva transparente

1. Download

Se o molde que você escolheu for gratuito, é só clicar no link para download e baixar o arquivo para o seu computador.
Caso tenha comprado um molde na loja, após a confirmação do pagamento você receberá um email contendo o links para download dos seus arquivos.
O arquivo que contém GRAFICA no nome será usado somente se você quiser imprimir os moldes em uma gráfica. Para impressão caseira use o arquivo do ebook, que contém o tutorial e os moldes em folhas A4 (impressão caseira).

2. Impressão/geral

Abra o arquivo com o Adobe Reader (não imprima seu arquivo pelo navegador). Dê uma olhada geral, passe as páginas uma a uma e veja o que realmente precisa ser impresso. O arquivo tem mais páginas que as do molde, como tabelas de medidas, instruções e capas. Para economizar tinta e papel você pode imprimir somente as páginas que correspondem ao molde mesmo.

molde de costura em PDF - como imprimir e montar
As capas são bacanas para guardar e organizar os moldes, e têm espaço para anotações. Já o passo a passo das peças é bem extenso (com muitas ilustrações) e recomendo seguir pela tela do computador.
A impressão pode ser colorida ou preta e branca. Para moldes em vários tamanhos divido a grade por cor e tipo de linha. A cor facilita a visualização, mas dá para entender bem somente em preto mesmo.

4. Configuração da impressão e teste de tamanho

Esta é a etapa mais importante: configurar corretamente a impressão.
Os moldes estão sempre em tamanho real, então não se deve aplicar nenhuma escala na impressão. Se alguma alteração na escala for aplicada o molde sairá com distorções na medida.

  • páginas a serem impressas: aqui você coloca as páginas que quer imprimir.
  • dimensionamento de páginas: na opção de tamanho coloque TAMANHO REAL ou ESCALA DA PÁGINA: NENHUM (dependendo da versão do programa o texto pode ser diferente).
  • configurar página: escolha TAMANHO A4 (mesmo que esteja usando outro tamanho de papel).

molde de costura em PDF - como imprimir e montar
Imprima a primeira folha do molde. Ela contém um quadrado sua medida indicada (neste caso o quadrado guia tem 5 x 5 cm). Meça este quadrado com uma régua e veja se as medidas conferem. Caso não esteja correto cheque novamente as configurações de impressão. Se a medida do quadrado estiver certa a configuração está correta e você pode imprimir o restante das folhas (usando as mesmas configurações).

molde de costura em PDF - como imprimir e montar

4. Montagem

Observe o mapa de montagem e veja se todas as folhas foram impressas.
A maneira mais fácil e rápida de montagem é sobrepondo as folhas e colando com fita adesiva transparente.
– recorte a lateral direita e a borda inferior de todas as folhas (com tesoura ou estilete e régua).
– sobreponha as páginas de acordo com o mapa de montagem, fazendo encontrar os triângulos com as numerações de encaixe. Vá colando com a fita adesiva conforme for montando.

molde de costura em PDF - como imprimir e montar
Agora é só recortar o molde no tamanho desejado (tabela de tamanhos no tutorial) e ele está pronto!

molde de costura em PDF - como imprimir e montar
Lembrando: o molde já contém as margens de costura e de barras (medidas indicadas nas peças).

Se você imprimiu também a capa, após o uso do molde você pode usá-la para agrupar todas as peças e guardar em uma pasta (eu uso pastas transparentes de plástico, facilita a visualização e protege). No verso tem espaço para anotações, é bem bacana para não esquecer alterações que você possa ter feito e também para manter um registro de tudo que foi costurado com aquele molde.

molde de costura em PDF - como imprimir e montar

Ainda tem dúvidas? Entre em contato comigo ou deixe sua mensagem nos comentários!
Boas costuras!

85 respostas para Molde de costura em PDF – como imprimir e montar

    • Oi Tatiane, no menu superior do blog você encontra o link para a loja de moldes (LOJA). Lá você encontra todos os moldes que tenho disponíveis para venda. Obrigada!

    • Oi Gracielle, no menu superior do blog você encontra o link para a loja de moldes (LOJA). Lá você encontra todos os moldes que tenho disponíveis para venda. Obrigada!

    • Oi Luciana,
      Já te mandei instruções por email, dê uma olhada. Salve os arquivos em seu computador, assim você poderá usar quando e quantas vezes quiser. Obrigada!

  1. Estou começando agora no ramo de costura para crianças (só para a netinha) e gostaria de obter alguns modelos de roupinhas e moldes, como faço para adquirir? Comprando, intercambiando… Ficarei muito feliz e agradecida de tiver alguém que possa enviar para mim pelo meu email ou correio.
    No aguardo,
    Simone

  2. Eu já vi que não há em seu acervo, mas eu gostaria de molde para fraque e casaca masculina, e como não encontro em nenhum outro site queria saber se vocês podem criar um *PDF dessas duas roupas.
    Obrigado

  3. Gostaria de saber se vcs tm moldes de langerie,cuecas normal e box,pijamas adulto e infantil,biquinis e maio em tds os tamanhos por favor me informe preciso muito

    • Oi Cremilda,
      Este post não é sobre um molde específico, e sim para explicar como baixar e montar os moldes disponíveis aqui no blog e na loja (links no topo da página).

    • Oi Mônica, qual molde você não está conseguindo baixar? Lembrando: nossos moldes estão disponíveis aqui no blog (os gratuitos, procure nas categorias “moldes gratuitos” ou “tutoriais”) e na loja de moldes.

  4. Boa tarde, gostaria de receber os moldes no email. Quero aprender a costurar, porque na minha cidade não tem costureira que costura bem. Então quero aprender para poder fazer minhas roupas já que não encontro roupas que me sirva, magrinha de mais kkkkk. Fico no aguardo

  5. boa tarde estimados senhores,
    gostaria de aprendera imprimir os moldes. pretendo comecar um negocio de costura e a vossa ajuda seria optima.

    Ondina

  6. NÃO CONSIGO VISUALIZAR E IMPRIMIR OS MOLDES EM PDF E TENHO COSTUME DE TRABALHAR DESTA FORMA MAS OS MOLDES COSTURINHA NÃO CONSIGO ME AJUDEM.
    gRATA

    • Oi Ivonete, em qual molde você está tendo dificuldade? Você fez o download para seu computador e tentou abrir com o Adobe Reader?
      Te enviei um email.

  7. Tudo bem? Muito obrigado pela oportunidade. Desculpe-me pela “cara de pau”, mas realmente não posso comprar nada. Percebi que você oferece a opção gratuita, segundo este trecho do texto: “Se o molde que você escolheu for gratuito, é só clicar no link para download e baixar o arquivo para o seu computador.” Mas eu não encontrei o tal link. Você pode me orientar? Preciso copiar num pendrive para imprimir numa lan-house.

    • Oi Jad,
      Você encontra os moldes gratuitos aqui no blog mesmo, lá no menu “tutoriais” e “moldes gratuitos”. É só navegar pelas postagens, as que têm molde estão indicadas. Beijos!

  8. Bom dia Karina,recebi omaterial,estou anciosa para começar a executa los,pois vai ser a minha primeira experiencia,tenho muito pouco tempo,o que faço é assistindo videos,ja perdi a conta de tecidos perdidos,mas persisto,tenho fe que alcansarei meu bjetivo.Obrigada e tenha um lindo dia!!!!

    • Oi Marilene, obrigada por comprar meus moldes! Espero que os tutoriais sejam úteis para você.
      Não se preocupe com tecidos perdidos, isto faz parte do aprendizado mesmo. Tente fazer sempre uma peça em tecido de teste antes de partir para o tecido final. Se precisar de ajuda me mande um email.
      Beijos

  9. achei tudo lindotodos vestidos eblusinhasque comprar todos moldes como faço pra adquirir porque vou montat uma confesquiçaoso deroupasinfantil e sou costureira me chamo alice martins

  10. Oiiii boa noite !!!!!! sou Juliana adoro mexer com costura mas porem tenho dificuldade em fazer molde gostaria de saber se eu deixar meu email voce poderia me mandar o molde decamisetas, vestidos saias obrigada fico no aguardo bjs adorei este sit.Att Juliana

  11. Gostei bastante desse sait amo costurar mas nunca pude fazer um curso sei que vou conseguir fazer alguma coisa com seus moldes .Obrigado por existir e ajudas tantas pessoas a realizar sonhos.

  12. Estou um pouco confusa, os moldes são apenas digital? ou recebe os moldes, em minha casa,digo no meu endereço? Um abraço Maria Moreira.

    • Oi Maria,
      Como consta na descrição dos produtos, os moldes são arquivos digitais, disponibilizados para o download após o pagamento. Você baixa em seu computador e imprime em casa ou em gráfica.
      Obrigada!

    • Oi Helena,
      Não sei se entendi bem sua pergunta, mas para saber se as medidas dos moldes foram impressas corretamente é só checar as medidas do quadradinho de teste de impressão, que fica na primeira folha dos moldes. Se as medidas estiverem corretas o molde estará com as medidas reais.
      Abraços!

  13. Eu tenho uns tecidos dos quais eu usava para fazer pachapique agora estou querendo fazer vestidos infantis para doar a menores carentes se você puder me ajudar enviando os moldes no meu email agradeceria muito. Parabéns pelo seu trabalho.

  14. boa noite gostaria de saber se você também tem molde para jaqueta para menina de
    10 anos ela é bem magrinha parece ter uns 8 anos você esta de parabéns compartilhando oque, você sabe com outras pessoas Deus te abençoe

  15. Gostaria de saber se você tem o curso de corte e costura por vídeo e o preço? Também gostaria de adquirir moldes bem básicos, tamanho G.G, para que eu comece a fazer uma saia, uma calça com elástico e claro o preço.
    Obrigado.
    Diana

    • Oi Diana,
      Não tenho um curso de corte e costura, somente os tutoriais e moldes da lojinha. Os tutoriais são super detalhados, e acabam valendo por uma aula. Tento inserir uma técnica nova a cada molde.
      Quanto aos moldes de adulto, no momento estou desenvolvendo somente os infantis.
      Obrigada! Beijos

  16. olá!
    Qualquer dia tira foto das suas pastas transparentes e organização. Elas são grandes ou tamanho A4 mesmo?
    Pretendo entrar na lojinha para comprar todos os moldes.
    Aguardando mais peças de meninos. O meu está com 1a e 5 meses e comprimento de criança de 2.

    • Oi Anne,
      As pastas que uso são tamanho A4 mesmo. Eu imprimo meus moldes em sulfite, recorto e dobro para caber na pasta. Quando eu sei que vou usar o molde várias vezes em um determinado tamanho eu copio o molde em uma cartolina grossa e guardo em pastas maiores ou pendurados (ou acabo dobrando também, rs).
      Vou tentar fazer um post sobre isso, quando tudo está organizado fica muito mais fácil iniciar um projeto!
      Em breve terei mais peças para meninos.
      Beijos!

deixe uma resposta

lá na lojinha!

  • conjunto em malha bebê - molde e tutorial de costura
  • conjunto em malha infantil - molde e tutorial de costura
  • blusa infantil - molde e tutorial de costura
  • vestido infantil - molde e tutorial de costura
Costurinha no Elo7

suas costuras

  • peças feitas com nossos moldes e tutoriais de costura

tutoriais

  • saia infantil com elástico costura fácil
  • calça legging molde grátis e passo a passo
  • como fazer um protetor de berço passo a passo de costura

como usar os moldes