Se você já usou moldes em PDF para costurar (ou para qualquer outro trabalho manual) sabe bem da conveniência: ele está lá prontinho te esperando para resolver qualquer urgência criativa. Você vai lá, baixa o arquivo, imprime e já começa a costurar.
E é assim mesmo, bem simples.
Escrevi este guia detalhando todas as etapas para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir no meio do caminho. Aqui estão todos os passos necessários para você ter o molde prontinho na sua mão, e no tamanho correto!

molde de costura em PDF - como imprimir e montar

Todos os moldes que disponibilizo aqui são desenhados diretamente no computador e salvos em arquivos PDF.
Para abrir os arquivos você precisa ter em seu computador um leitor de PDF. Quase todos os computadores têm instalado. O mais popular é o Adobe Reader, que você pode baixar gratuitamente (e em português) aqui.
Como a maior parte dos moldes são maiores que uma folha A4, o desenho foi “dividido” e distribuído em partes para você poder imprimir em sua impressora caseira e montar depois. Nos moldes à venda você pode baixar também o arquivo com todas as partes do molde em uma folha só e mandar imprimir em uma gráfica.

O que você vai precisar:

  • impressora caseira comum
  • papel A4 (sulfite comum)
  • tesoura ou estilete
  • fita adesiva transparente

1. Download

Se o molde que você escolheu for gratuito, é só clicar no link para download e baixar o arquivo para o seu computador.
Caso tenha comprado um molde na loja, após a confirmação do pagamento você receberá um email contendo o links para download dos seus arquivos.
O arquivo que contém GRAFICA no nome será usado somente se você quiser imprimir os moldes em uma gráfica. Para impressão caseira use o arquivo do ebook, que contém o tutorial e os moldes em folhas A4 (impressão caseira).

2. Impressão/geral

Abra o arquivo com o Adobe Reader (não imprima seu arquivo pelo navegador). Dê uma olhada geral, passe as páginas uma a uma e veja o que realmente precisa ser impresso. O arquivo tem mais páginas que as do molde, como tabelas de medidas, instruções e capas. Para economizar tinta e papel você pode imprimir somente as páginas que correspondem ao molde mesmo.

molde de costura em PDF - como imprimir e montar
As capas são bacanas para guardar e organizar os moldes, e têm espaço para anotações. Já o passo a passo das peças é bem extenso (com muitas ilustrações) e recomendo seguir pela tela do computador.
A impressão pode ser colorida ou preta e branca. Para moldes em vários tamanhos divido a grade por cor e tipo de linha. A cor facilita a visualização, mas dá para entender bem somente em preto mesmo.

4. Configuração da impressão e teste de tamanho

Esta é a etapa mais importante: configurar corretamente a impressão.
Os moldes estão sempre em tamanho real, então não se deve aplicar nenhuma escala na impressão. Se alguma alteração na escala for aplicada o molde sairá com distorções na medida.

  • páginas a serem impressas: aqui você coloca as páginas que quer imprimir.
  • dimensionamento de páginas: na opção de tamanho coloque TAMANHO REAL ou ESCALA DA PÁGINA: NENHUM (dependendo da versão do programa o texto pode ser diferente).
  • configurar página: escolha TAMANHO A4 (mesmo que esteja usando outro tamanho de papel).

molde de costura em PDF - como imprimir e montar
Imprima a primeira folha do molde. Ela contém um quadrado sua medida indicada (neste caso o quadrado guia tem 5 x 5 cm). Meça este quadrado com uma régua e veja se as medidas conferem. Caso não esteja correto cheque novamente as configurações de impressão. Se a medida do quadrado estiver certa a configuração está correta e você pode imprimir o restante das folhas (usando as mesmas configurações).

molde de costura em PDF - como imprimir e montar

4. Montagem

Observe o mapa de montagem e veja se todas as folhas foram impressas.
A maneira mais fácil e rápida de montagem é sobrepondo as folhas e colando com fita adesiva transparente.
– recorte a lateral direita e a borda inferior de todas as folhas (com tesoura ou estilete e régua).
– sobreponha as páginas de acordo com o mapa de montagem, fazendo encontrar os triângulos com as numerações de encaixe. Vá colando com a fita adesiva conforme for montando.

molde de costura em PDF - como imprimir e montar
Agora é só recortar o molde no tamanho desejado (tabela de tamanhos no tutorial) e ele está pronto!

molde de costura em PDF - como imprimir e montar
Lembrando: o molde já contém as margens de costura e de barras (medidas indicadas nas peças).

Se você imprimiu também a capa, após o uso do molde você pode usá-la para agrupar todas as peças e guardar em uma pasta (eu uso pastas transparentes de plástico, facilita a visualização e protege). No verso tem espaço para anotações, é bem bacana para não esquecer alterações que você possa ter feito e também para manter um registro de tudo que foi costurado com aquele molde.

molde de costura em PDF - como imprimir e montar

Ainda tem dúvidas? Entre em contato comigo ou deixe sua mensagem nos comentários!
Boas costuras!

Banner Loja de Moldes e aulas de costura