como fazer protetor de berço - capa

Sabe aquela armadilha que a gente cai, quando precisamos de algo, sabemos fazer, mas por “falta de tempo” compramos pronto ou passamos para outra pessoa executar? Pois bem, para minha primeira filha mandei fazer os protetores de berço (depois de não achar nada como eu queria nas lojas), mas confesso que não gostei nem um pouco do resultado: zíperes ruins, costuras tortas e outros detalhes (que acho que eu era a única que conseguia ver) não me agradavam de maneira nenhuma.

Para meu segundo bebê eu jurei que não cairia na mesma armadilha da “falta de tempo”: ainda bem, pois levei somente um dia para finalizar este projeto. E daria para ser ainda mais rápido (ou mais demorado se quisesse incluir apliques e bordados…)!
Eu já tinha as espumas, que eram do protetor de berço da minha primeira filha, então a tarefa era repaginar, fazendo somente capas novas. Mas se você vai começar do zero não se preocupe pois  encapar as espumas é super simples.

Também está chegando um bebezinho aí na sua casa? Ou na casa de uma amiga querida? Eba! Vamos lá. O post é longo mas eu juro que é bem simples.
como fazer protetor de berço - materiais
(o protetor é para um berço tamanho padrão americano – clique nas ilustrações dos esquemas para visualizar em tamanho maior)

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • espumas para protetor (tamanhos abaixo)
  • tecido sintético para forro (caso queira forrar as espumas – 2,3 m)
  • tecido de algodão/tricoline (a quantidade vai depender do tamanho do protetor e da combinação de estampas, aqui usei cerca de 3,0 m de tecido no total)
  • vivo pronto ou feito em casa (cerca de 7,0 m) – opcional
  • zíper de metro (4,2 m)
  • 4 cursores para zíper de metro
  • linha de costura comum
  • materiais básicos de costura: alfinetes, giz para tecido, fita métrica, régua e esquadro, ferro de passar roupa, máquina de costura

Para o meu berço (tamanho padrão americano) o tamanho das espumas é:
– laterais (2x) = 29 x 125 cm
– cabeceira e pé (2x) = 29 x 68 cm
Todas com 2,0 cm de espessura. Você encontra a espuma em lojas de estofados ou também pela internet.

FORRO DAS ESPUMAS

As minhas já estavam encapadas com um tecido sintético bem fininho, de forro mesmo.
O  forro em tecido sintético ajuda a capa a “escorregar” melhor na hora de vestir o protetor. Não se preocupe em não ser de algodão pois ele não entrará em contato com o bebê.
Fiz um esquema simples do processo de costura do forro:

como fazer protetor de berço - espumas forradas


Aqui, a minha espuma forrada em detalhe:
como fazer protetor de berço - detalhe espuma

MOLDE DA CAPA DO PROTETOR DE BERÇO

O cálculo do molde da capa é feito da seguinte maneira:
largura ou altura da espuma + 4 cm
Os 4 cm são: 2 cm de folga para a espessura + 2 cm de margens de costuras (ficando metade para cada lado).
Para as alças de amarrar deixei somente 40 cm (queria alças curtas, mas você pode fazê-las mais longas se quiser), para serem costuradas no meio, ficando assim 20 cm para cada lado (já com as margens de costura).
Para o meu tamanho de berço e espumas, os moldes ficaram assim:

como fazer protetor de berço - molde da capa
Eu arredondei os cantos superiores nas capas, de acordo com a ilustração acima. Fica melhor para o acabamento com o vivo, mas isto é opcional.

ESQUEMA DE CORTE

Fiz um esquema  do corte e aproveitamento do tecido como se todas as peças fossem cortadas na mesma estampa, use-o como referência e adapte caso vá usar recortes de diferentes tecidos/estampas.

como fazer protetor de berço - esquema corte tecido

ADAPTAÇÃO DO MOLDE PARA RECORTES DE DIFERENTES ESTAMPAS
Em meu protetor eu optei por um lado liso e outro com duas estampas. Você pode usar quantos recortes desejar, tanto horizontais quanto verticais, só se lembre de acrescentar a margem de costura (1 cm de cada lado) depois que dividir o molde.

como fazer protetor de berço - recortes

COSTURA

A costura/montagem da peça fica dividida em 3 partes:
1. Vivo (opcional)
2. Zíper /Fechamento
3. Alças

COSTURANDO O PROTETOR DE BERÇO – PARTE 1 – VIVO

A colocação do vivo é opcional. Eu acho um detalhe lindo e que dá um acabamento muito bacana. Se você não tem prática com o vivo é também uma maneira boa de treinar sua aplicação, já que é uma peça bem simples.
Você pode usar o vivo comprado já pronto para uso, mas eu recomendo fazê-lo em casa, já que é bem fácil e você pode usar o tecido/cor/estampa que quiser.
Vou resumir aqui como preparar e montar na peça, mas prometo um post mais detalhado sobre o assunto.

Você vai precisar de cordão para vivo (cadarço de algodão cru fino), fácil de achar em armarinhos (qualquer cadarço fininho vai servir). Corte tiras de cerca de 3,5 cm de tecido na largura do tecido (de ourela a ourela). Para este projeto não precisa ser no viés já que é praticamente todo reto.
Faça um sanduíche com a tira de tecido (lado direito do tecido para fora), deixando o cadarço no meio e costure bem rente ao cadarço, por toda a extensão (com um pé calcador de viés ou de zíper, o importante é a agulha ficar bem próxima do cadarço).

como fazer protetor de berço - vivo
Separe somente as costas (ou frentes, tanto faz) de cada peça do protetor: as duas laterais e 1 pé e 1 cabeceira.
Com o tecido do lado direito para cima, aplique o vivo nas bordas laterais e na borda superior (a parte inferior receberá o zíper). A parte com o cordão fica para dentro, e a distância da borda para a costura do cordão (feita anteriormente) deve ser de 1 cm. Ajuste se necessário.
Prenda com alfinetes e nos cantos faça pequenos piques para que o cordão consiga fazer a curva sem repuxar ou entortar.
Costure sobre a costura anterior, bem próximo ao cordão, prendendo o vivo ao protetor.

como fazer protetor de berço - colocação vivo


COSTURANDO O PROTETOR DE BERÇO – PARTE 2 – ZÍPER E FECHAMENTO

Corte um pedaço do zíper com cerca de 4 cm a mais do que a medida da base da capa. Aplique o zíper na capa (nas bordas que ficaram sem o vivo) conforme as ilustrações abaixo.

como fazer protetor de berço - zíper e finalização
como fazer protetor de berço - detalhe zíper
como fazer protetor de berço - detalhe vivo


COSTURANDO O PROTETOR DE BERÇO – PARTE 3 – ALÇAS

As alças do protetor são bem simples. Se você quiser mais compridas ou mais largas é só alterar as medidas proporcionalmente.
Esquema de montagem:

como fazer protetor de berço - alças

Eu preferi costurar as alças no protetor depois de tudo pronto, para checar as distâncias das barras do berço e colocar na posição exata. Duas para o pé e cabeceira e três para cada uma das laterais.
Você pode colocar tanto na vertical (minha opção), um pouco afastada da borda, ou bem na borda na horizontal (segunda imagem). Você também pode fazer alças duplas e embuti-las duas a duas no fechamento da peça, na borda superior (no último passo – 6 – do esquema de montagem da capa).

como fazer protetor de berço - posição das alças

como fazer protetor de berço - detalhe alças
Pronto! Vista a capa na espuma e coloque no berço!

como fazer protetor de berço
Esta é só a base, dá para fazer inúmeras variações nela, como recortes, patchwork, apliques, bordados, etc.
E se você se sentir inspirada faça mais de um conjunto e vá variando a decoração do quarto!

Para complementar este projeto que tal fazer também um lençol para o berço? Lá no Superziper as meninas explicam uma maneira bem fácil de fazer um lençol de elástico. Eu testei e ficou lindo.

Agora é só torcer para que os bebezinhos durmam tranquilos e as mamães consigam costurar o dia todo!

Banner Loja de Moldes e aulas de costura